terça-feira, 3 de maio de 2011

noite e dia internacional dos mueus




I

Inserida na actividade pedagógica do Museu Bernardino Machado “Família nos Museus”, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e o próprio Museu convidou o Professor Fernando Augusto Machado para animar a respectiva actividade. A actividade corresponde a uma interpretação animada de textos de autoria de João Penha Alberto Braga e de Gonçalves Crespo, amigos de Bernardino Machado, amizade que vem dos tempos de Coimbra enquanto estudante. O Professor Fernando Machado licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1974 e adquiriu o grau de Mestre em Educação na área de Filosofia da Educação na Universidade do Minho em 1992. Nesta mesma Universidade obteve em 1999 o grau de Doutor em Filosofia, no domínio da História da Filosofia e Cultura Portuguesa. Foi professor dos ensinos básico e secundário, formador de professores da Escola do Magistério Público, formador e orientador pedagógico no núcleo da Zona Centro do Ministério da Educação e docente orientador na Escola Superior da Educação. Actualmente, é docente na Universidade do Minho, integrando o Departamento de Filosofia e Cultura do Instituto de Letras e Ciências Humanas. As suas áreas de investigação e de interesse são Rousseau, o Século XVIII e a ilustração europeia, Almeida Garrett, Filosofia em Portugal e Cultura Portuguesa (séculos XVIII a XX). Para além de conferências e de comunicações que realiza, o Professor Fernando Machado já publicou “Currículo e Desenvolvimento Curricular” (1991), “Almeida Garrett e a Instrução do pensamento Educacional de Rousseau em Portugal” (1993), “Do Perfil dos Tempos ao perfil da Escola – Portugal na Viragem do Milénio” (1995), “Rousseau em Portugal: da clandestinidade setecentista à legalidade vintista” (2000), “Educação e Cidadania na Ilustração Portuguesa: Ribeiro Sanches” (2001), entre outros títulos. A proposta do Professor Fernando Machado enquanto animador e contador cinge-se à volta do livro de João Penha (1838-1919) – que representa a corrente estética do Parnasianismo – “Novas Rimas” (1905), de Alberto Braga (1851-1911) “Contos da Aldeia” (1880) e de Gonçalves Crespo (1846-1883), considerado o introdutor em Portugal do Parnasianismo, irá declamar poesias. A actividade tem início às 15h00 no Museu Bernardino Machado, em V. N. de Famalicão, no dia 14 de Maio. Haverá visitas orientadas à exposição permanente do respectivo Museu. A entrada é gratuita.


II

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e o Museu Bernardino Machado juntam-se à Comemoração Nacional da Noite dos Museus, uma iniciativa proposta pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França desde 2005. Para o ano de 2011 o ICOM escolheu como temática para as comunicações “Museus e Memória”. Neste contexto, o Museu Bernardino Machado vai contar com a participação do Prof. Júlio Machado Vaz, bisneto do patrono do Museu, que vai partilhar, numa conversa informal, as memórias que guarda do bisavô, denominando a sua intervenção como “Culto privado”. O Prof. Júlio Machado Vaz nasceu no Porto em 1949 e é médico psiquiatra e sexólogo português. Doutorou-se em Psicologia Médica e é Professor Auxiliar do Departamento de Ciências do Comportamento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, onde é regente da disciplina de Antropologia Médica e ainda Professor de Mestrado de Sexologia na Universidade Lusófona. É Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Participou em diversos programas de rádio e televisão, mantendo-se actualmente na Antena 1 (RDP) com O Amor é..., com a jornalista Inês Menezes. Para além de realizar imensas conferências e comunicações um pouco por todo o mundo, o Prof. Júlio Machado Vaz já publicou os seguintes livros: “Sexo dos Anjos” (1991), “O Fio Invisível” (1992), “Domingos, Sábados e Outros Dias” (1993), “Muros” (1996), “Conversas de Papel” (1997), “Estilhaços” (2000), “Estes Difíceis Amores” (2002), “Olhos nos Olhos – Histórias de Sexo e Vida” (2003), “O Tempo dos Espelhos” (2006), “O Amor É…” (2007) As suas considerações pessoais de Portugal e do mundo vai registando no seu blog http://blogspot.com/ . A actividade tem início às 21h30 no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, no dia 14 de Maio (Sábado), sendo a entrada gratuita. Haverá visitas orientadas à exposição permanente do Museu Bernardino Machado.

III

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e o Museu Bernardino Machado vão aliar-se à proposta da ICOM para celebrar o Dia Internacional dos Museus, o qual se realiza a 18 de Maio, com o tema “Museus e Memória”. A ICOM considera que, de acordo com cada instituição museológica, os museus armazenam memória e contam histórias, contendo inúmeros objectos nas suas colecções que são referência para a memória das comunidades. Para a ICOM, tais objectos expressam o nosso património natural e cultural e, em muitos casos, são de natureza frágil, encontrando-se ameaçados de extinção, necessitando de cuidados especiais e de conservação. A celebração do Dia Internacional de Museus 2011 propiciará aos visitantes a oportunidade de descobrir e de redescobrir e memória individual e colectiva. Neste contexto, o Museu Bernardino Machado propõe a criação de um Mural, o qual será um registo escrito e em desenho sobre Bernardino Machado, o Museu, O Dia Internacional dos Museus e de peças que se encontram na exposição permanente que mereçam destaque por parte de quem visitar o respectivo Museu. Com a entrada gratuita, o Museu, no dia 18 (Quarta-Feira) estará aberto das 10h00 às 24h00, sendo realizadas visitas orientadas à exposição permanente do Museu.

Sem comentários:

Enviar um comentário