quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

prado coelho e camilo

"Há, com efeito, na obra de Camilo Castelo Branco, uma estética, uma retórica e uma concepção da vida (ou uma «filosofia», se quiserem), interpenetrando-se, como elementos substancialmente convergentes, e a cuja consideração tem de subordinar-se a crítica, no respeitante ao que há de idealismo ou de naturalismo na sua arte." (35)
A. do Prado Coelho


CASTELO BRANCO, Camilo
Camilo Castelo Branco. Introd., sel. de textos A. de Prado Coelho. Lisboa: Sociedade Editorial e Livraria, [1943]. (As Melhores Páginas da Literatura Portuguesa).
Contém extractos textuais dos livros de Camilo "A Bruxa de Monte Córdova", "O Judeu", "O Romance dum Homem Rico", "A Brasileira de Prazins", "Amor de Perdição", "Cenas Contemporâneas", "A Caveira da Mártir", "Vingança", "O Santo da Montanha", "O Sangue", "Doze Casamentos Felizes", "O Que Fazem Mulheres", "Lágrimas Abençoadas", "A Corja", "Coração, Cabeça e Estômago", "A Doida do Candal", "Maria Moisés", "Serões de S. Miguel de Seide", "Cenas Inocentes da Comédia Humana", "Noites de Insónia", "A Sereia" e de "O Bem e o Mal". O Rui Araújo, ver http://trechosdefama.blogspot.com, teve a amabilidade de ceder este livro para o aqui referenciar. Abraço fraternal.

Sem comentários:

Enviar um comentário