quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

textos de silva mendes na imprensa famalicense


para o prof. antónio aresta, um dos maiores especialistas em manuel da silva mendes, esta simples investigação de outros tempos.




"A colaboração de Mendes [em O Porvir] cingiu-se a quatro artigos: i) Reformas, Aposentações, Direitos Adquiridos, ii) A Dissolução da Banda dos Bombeiros Voluntários, iii) Creta e iv) Canovas del Castillo. Enquanto que o primeiro é notável pela profecia que evoca perante a reforma da Administração Pública, nomeadamente ao combate dos direitos adquiridos, os quais foram uma ideia liberal e da burocracia, dos funcionários do estado, o segundo fala-nos, tal como o próprio título o indica, da decisão da direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários ter dissolvido a sua respectiva banda, a qual fazia então parte dos estatutos da mesma instituição, Mendes defende a alteração dos mesmos; por seu turno, o terceiro evoca-nos o conflito entre a Grécia e a Turquia, pretendendo a primeira nação a ilha de Creta na posse da segunda, e o papel das potências europeias que entretanto se envolvem no conflito. Finalmente, o último artigo é que já pode ter incidências políticas, já que assinala a confusão que a imprensa efectua entre os falsos e os verdadeiros libertários... / Para além do Porvir,, Mendes também colabora em O Minho, no qual publica um elogio ao Barão de Trovisqueira e efectua uma recensão ao livro de Eduardo Carvalho com o título Reformas de Regime Matrimonial: da separação de bens e simples comunhão de adquiridos. / Por último, no jornal O Regenerador efectua igualmente uma outra apologia, desta feita a Monsenhor Santos Viegas, ao lado de nomes como Augusto Monteiro, Delfim de Carvalho, Pinto Novais, Abade de Avidos, A. Dias Costa, entre outros, e escreve o artigo, assinando simplesmente com as iniciais S. M., A Questão da China."



  • Amadeu Gonçalves, Manuel da Silva Mendes com Vila Nova de Famalicão e em Macau; entre o anarquismo e a filosofia oriental, 2007.



"Canoyas del Castillo". In O Porvir. V. N. de Famalicão, Ano 2, n.º 116 (11 Ago. 1897), p. 2.



"Creta". In O Porvir. V. N. de Famalicão, Ano 2, n.º 97 (31 Mar. 1897), p. 1.




"A Dissolução da Banda dos Bombeiros Voluntários". In O Porvir, V. N. de Famalicão, Ano 2, n.º 102 (5 Maio 1897), p. 2.




"Reformas, Aposentações, Direitos Adquiridos". In O Porvir. V. N. de Famalicão, Ano 2, n.º 94 (10 Mar. 1897), p. 2.




"Dr. Eduardo Carvalho". In O Minho. V. N. de Famalicão, n.º 7 (18 Nov. 1897), p. 1.






"Barão da Trovisqueira". In O Minho. V. N. de Famalicão, n.º 57 (3 Nov. 1898), p. 1.




  • "De entre todas as manifestações do talento tenho como a mais rara a de conduzir os homens, o talento do proselitismo. E é este, para mim, o predicado mais saliente de Mgr. Santos Viegas - o impôr-se sobre um fundo das melhores qualidades humanas por um não sei quê de magnético irresistível aos que se abeiram dele."


"Mgr. Santos Viegas". In O Regenerador. V. N. de Famalicão, Ano 1, n.º 26 (28 Abr. 1900), p. 1.






Sem comentários:

Enviar um comentário